quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Parece improvável


 

Oi! Como vai? Tudo bem? Apesar de nutrir um carinho enorme por ele, a amizade não flui naturalmente, não há assuntos suficientes para uma conversa além de cinco minutos, não há nada a ser dito.
Isso é verdade? Estais falando sério? É mesmo? São perguntas incrédulas diante de tantas coisas que ele quer me contar. A impressão que dá é que eu fico o tempo todo duvidando de suas mudanças.
Nos encontramos casualmente, eu tive a eterna dúvida entre cumprimentá-lo ou não, apesar de nossa muita intimidade do passado, percebi que a intimidade não é para sempre, você simplesmente pode deixar de ser íntimo.
Opto por não falar nada mais delicado, superficialidades, amenidades, televisão, revistas, assuntos do momento como morte de alguma celebridade são suficientes bons para uma conversa agradável.
A sensação é muito intensa, tentar ser amiga de alguém que não foi teu amigo no relacionamento, que não foi legal, companheiro, gentil, amoroso, virar amiga de quem só te desgostou, mas e os filhos?
Desviava a atenção e focalizava no bem comum das crianças que nem são tão crianças assim. Por mais bizarro que possa parecer, não queria meus filhos achando que a separação nos tornou piores.
Franzi a testa, quando ao mesmo tempo que estava tentando me concentrar na conversa, estava também pensando nas mágoas que estavam borbulhando dentro de mim.
Não era nem um pouco divertido fingir paz e amor em função das pessoas que mais amo na terra. Soava estranho, como se eu perdesse a identidade, como se eu estivesse mascarando coisas e lutava para não ser tão superficial e problemática, eu não seria nem a primeira nem a última mulher a ter de me adaptar e fazer a política da boa vizinhança.
Se você quiser eu posso ser mais cordial, mais afetuoso, mais risonha, mais gente boa, eu poderia me esforçar mesmo para ter uma amizade verdadeira, colocar amor fraterno onde não existe amor em lugar nenhum.
Minha voz ficou mais suave, meus pensamentos mais leve, minhas aflições diminuíram, eu não esperava nada dele, mas esperava tudo de mim, esperava bom senso e uma amizade que não me prejudicasse, porque fingir estava me prejudicando ao extremo.
Olhei feio para mim mesma em frente ao espelho, mudei semblantes, treinei falas e gestos, parecia uma atriz passando o texto, ficava incrédula até onde a minha imaginação me levava. Sim. Eu tinha que imaginar a resposta do outro. Meus ensaios não eram um monólogo.
E daí que parecesse doida, maluca ou com parafuso a menos. Pouco me importava, o que de fato importava e muito era ter o controle da situação.
Eu queria uma demonstração dele de paz, queria entender o seu lado, será que para ele tudo suaria como natural? Será que apenas eu tinha dificuldade de por esta amizade de pé?
Coloquei tentação no meu caminho, comecei a namorar, a construir um relacionamento entre o atual e meu casal de filhos e a amizade com o pai das crianças que ao meu ver estava super fortalecida, desabou. A guerra começou.
Ele tocava em mim e dava alguns indícios de que tínhamos uma amizade colorida, ele ia além, só não estava comigo porque não queria, segundo o convencido de uma figa.
Ele me queria com todas as letras mas jogava a responsabilidade em cima de mim. Eu não sabia como agir, o que fazer, eu negava, dizia que aquilo não tinha fundamento, eu nunca quebrei a confiança do meu relacionamento, mas ele tinha o direito de se manter inseguro.
Eu gostava de algo simples, uma conversa, um sorvete, uma praia, mar, sol, lua, ele gostava de toda a tecnologia de ponta, enquanto eu queria passear de charrete, ele queria andar de nave espacial. Porém nos respeitávamos e numa hora eu cedia e na outra ele.
Gostávamos de dormir, éramos dois dorminhocos para sempre, ele achava lindo o meu pior defeito, meu jeito mandão o cativava, quanto mais feliz eu estava menos papo eu tinha com o pai das crianças, ficou cada vez mais desnecessário criar vínculos, batava que criássemos respeito.
Eu me concentrei em mim, as crianças poderiam, amar e paparicar o papai e não precisava amar e paparicar o namorado da mamãe, bastava respeitá-lo.
Ontem à noite foi um paraíso, jantamos ao ar livre, saímos para tomar sorvete, brincamos de banco imobiliário e relaxamos do estresse diário.
Eu não posso responder ou generalizar que amizade com o ex não dar certo. Dá certo sim! Só precisa administrar os ressentimentos. Uma coisa que aprendi é que ninguém tem ressentimento de cachorro morto, o perdão flui automaticamente com a morte dos sentimentos. Não dá para ser rancorosa com quem você nem ama mais.
- Arcise Câmara
- Crédito de Imagem: http://conversasdeprimos.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário