segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Uma razão ou um orgulho


Muita gente se vangloria de arcar sozinho com as despesas, legal se você mora sozinho, legal se ficar em casa cuidando dos filhos é mais vantajoso que trabalhar ganhando pouco, legal se o combinado entre você e seu esposo é esse, mas se você não trabalha para sugar o parceiro, Cuidado! Você precisará agradar o tempo todo, se esforçar para que o outro não se sinta explorado em nenhum momento.
Se você não tem como bancar uma festa chique, ter uma festa pago por outras pessoas só vale se for festa surpresa, viver com simplicidade não tem um custo elevado e ainda dá pra ser feliz.
Hoje sei que o que importa é ser honesta com você e com os outros, não adianta ficar esgotada emocionalmente por causa das contas que não acabam nunca. Conheço belos casais de bom coração e cheios de amor, não existe fardo entre eles, existe um ar diferente quando eles estão em minha companhia, é como se o amor fosse palpável.
Eles não tiram a aliança para nada, nem no banho, nem para dormir, nem para limpezas pesadas com produtos abrasivos, é o jeito de lembrarem sempre de serem fiéis. A gente percebe que eles foram feitos um para o outro.
Não existe relacionamento sem esforço, parece tão fácil ser feliz a vida toda, lembrar das promessas que fizemos, mas não é nada diferente da maioria dos casais, casais felizes e infelizes passam por crises, a grande diferença é como eles lidam com elas.
O silêncio não pode ter vez dentro de uma casa, fingir que o outro não existe, ficar emburrado e dias sem se falar não compensa quando a vontade é dar certo. A companhia deve ser constante, eu tenho que saber e sentir que eu posso contar com ele.
Não consigo reagir a desprezo, sou pouco paciente para isso, logo que o desprezo começou foi dureza, depois ria por dentro e esperava a raiva passar, era dois trabalhos ficar com raiva e de boa outra vez.
Eu sempre fui quem mais sofri nas relações, acho que eu vou fundo até nas relações superficiais, não tinha certeza nem mesmo de quem eu era, o que eu queria e principalmente o que dá certo para mim.
Passei por praticamente tudo: traição, mentiras, gritos, desgostos, desrespeito. Não era possível tamanhas ofensas e eu me apaixonando perdidamente, nem adiantava tentar terminar, parecia que era melhor sem ele e pior sem ele. Essa conta estava totalmente errada.
Quando a gente termina uma relação, o outro vira santo. Vem à tona que poderíamos ter sido uma namorada melhor, mas amorosa, menos reclamona.  Sem dúvida, sim. Todos nós podemos ser melhores a cada dias, mas isso em nada melhoraria o desfecho da relação. Quem quer tentar, tenta, tenta, tenta. Quem quer terminar larga até a sósia de atitudes da madre Tereza de Calcutá.
O segredinho que aprendi ajuda bastante, quando um se exaltar o outro deve se manter tranquilo. É melhor falar depois, se calar quando os ânimos estiverem alterados. Não somos iguais, se insistirmos vai feder.
Devemos aproveitar a companhia um do outro, não ter pressa em namorar, refletir sobre os pensamentos do amado, se ele te acha chata e rabugenta ao invés de ficar com raiva reflita, agora se não há elogios e só há reclamações desista! O problema não é com você.

Conhece aquela história que diz que amamos mais aquilo que perdemos ou pior só valorizamos quando perdemos? Pois é! De repente, muito de repente, dar um tempo para a relação numa viagem de férias com as amigas, ou um 10 dias no SPA ajuda bastante. A distância as vezes é necessária.
Mas o que quero mesmo dizer é que em meio a tanto amor, há tanto orgulho, somos orgulhosos com as pessoas que nos cercam, escolhemos caminhos consultando o ego, somos bobos pensando no que os outros vão pensar, fazemos birrinhas, deixamos de comer ou atacamos chocolates exageradamente, greve de sexo.
Vivemos de bons momentos quando tudo vai bem, contemplamos amanheceres, emergimos das cinzas depois das pancadas do coração e passamos a nos entender melhor internamente.

Sou cômoda, sou ansiosa, já cheguei ao fundo do poço e recomecei. Vira e mexe vejo pessoas com sensações parecidas, porém desafio a lógica, gosto de alternativas, de conversar para se entender, de relacionar-me com conflitos. Eles existem não posso fugir deles.
Quando a crise chega os aspectos negativos afloram e os aspectos positivos desaparecem, quando a crise passa a visão positiva volta, somos injustos porque só enxergamos o nosso lado. É possível ver na crise, mas não queremos enxergar.

Separe a raiva do orgulho sempre.
- Arcise Câmara
- Crédito de imagem: Blog Devaneios Literários

Nenhum comentário:

Postar um comentário