segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Dez considerações que você deve fazer antes do divórcio


Tudo bem. Nós sabemos que a sua situação é difícil, que o seu relacionamento ficou insustentável, e que você realmente não aguenta mais. Porém, ainda assim pedimos um último fôlego de paciência e pedimos que você faça algumas considerações antes de romper definitivamente o seu relacionamento, tendo em vista que, para quem já pulou esse muro, a realidade que se encontra do lado de cá, pode deixar você deprimido depois.
.
Primeira – Antes de decidir-se pelo divórcio, você deve ter em mente que a pessoa da qual você está se separando tem sim seus defeitos, mas existe uma multidão de pessoas que você irá conhecer depois de separado que farão da sua atual companheira, ou companheiro, o sonho de consumo de qualquer divorciado. Então considere que o mercado é realmente recheado de ofertas, que inclusive superam em número a procura, porém, produto bom é coisa extremamente rara. Leve em conta antes que se arrependa. Se você quer se divorciar, que seja para ficar um bom tempo só, e não se atirar de forma afoita à busca de outra pessoa.

Segunda – A pessoa de quem você está se separando, tão logo você saia de casa, passará por mudanças encantadoras. Ela irá se vestir melhor, mudará o corta de cabelo, passará a ter uma rotina em academia de ginástica, e principalmente se tornará uma pessoa mais interessante. Por mais incrível que se pareça, ela conseguirá tudo isso exatamente por que não terá você para dar palpites no cabelo, nas roupas, ou mesmo rejeitar as ideias. E quanto a academia, aquele tempão que essa pessoa dedicava a você, agora ela pode usar para restaurar o serviço que o tempo fez em seu corpo. Prepare-se para essa realidade.

Terceira – Se as suas finanças já não andavam bem, agora separado, as coisas vão piorar. Pense que se você reclamava do orçamento da vida a dois, a coisa vai ficar ainda pior com suas incursões às Casas Bahia para comprar sofá cama, televisão de 14 polegadas, jogo de pratos (lembra que da última discussão não sobrou nenhum?).

Quarta – Não pense que todos seus amigos e amigas vão concordar com a sua decisão. Prepare-se pois para algumas noites em voo solo, enquanto você sabe que a outra pessoas estará reunida com seus amigos, que tentarão apresentar alguém para ela reconstruir a vida. Parece estranho, mas é verdade.

Quinta – Existem pessoas que têm atração por pessoas casadas. Então aquela pessoa no trabalho, na lanchonete, ou mesmo no parque, que olhava brilhante para você quando você chegava com a aliança no dedo da mão esquerda, provavelmente trate você como caixa de banco no seu próximo encontro fortuito.

Sexta – Não trate o Divórcio como um empreendimento de sucesso, mas encare ele com uma perda. Embora as vezes a perda seja necessário para o recomeço, a verdade é que o relacionamento ruiu, e isso não pode ser motivo de festa. Lógico que existem pessoas que quando saem da sua vida, convidam você a ligar para a Casa de Fogos Lanza e contratar um show pirotécnico para o festejo, porém, você deveria festejar mesmo se tivesse conseguido evitar esse relacionamento.

Sétima – Parafraseando um ditado do qual desconhecemos a origem, “pessoas são temporárias, mas “ex” é para sempre”. Não pense que você ao se divorciar conseguirá se livrar das discussões que tem em sua vida matrimonial. A verdade é que as discussões continuarão, porém elas não ocorreram na cama as quatro horas da madrugada.

Oitava – Tome consciência da sua idade. É comum a pessoa que se separa, tentar resgatar a vida que levava antes do casamento, porém, há que se convir que em caso de relacionamentos longos, isso é realmente problemático. Por isso as vezes encontramos quarentões com síndrome de surfista, ou mesmo frequentando as baladinhas e cantando as filhas dos colegas de trabalho. A verdade é que o tempo passou, e portanto, use isso ao seu favor e evite a adolescência tardia que tenta dominar a vida do recém divorciado.

Nona – Não pense que a atitude de sua família será a melhor possível, ou nem mesmo aquela que você espera. Você poderá reparar que haverá reações a sua separação dentro de sua família, desde aquelas solidárias, até as contestadoras e reprovadoras, principalmente se a pessoa que você está deixando, ainda está com aquela coleção de CD do Elvis Presley.

Décima – Não trate o divórcio como a solução de seu problemas, mas sim como um dissolução de uma tentativa. As vezes os maiores problemas que enfrentamos no matrimônio surgem exatamente na inquietação de nosso espírito e das nossas incapacidades de trabalhar com dificuldades. Isso significa que suas dificuldades muitas vezes perduram além do casamento, e podem inclusive ressurgir em outros relacionamentos. A melhor forma de lidar com isso, é exatamente saber que não se deve tentar atribuir culpas, e aceitar que ninguém é perfeito.

Não custa nada você dedica um pouco do seu tempo para considerar esses fatos.

Opa!

Você se separou ontem e não sabia disso?

Certo.

Então desculpe por existir.

Fonte: Samuel Rangel
- Crédito de Imagem: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário