domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz Dia dos Pais



Imagem: Google Plus

Hoje é um dia feliz, um dia feliz porque não tive um pai ausente, um dia feliz porque não nasci sem pai, um dia feliz porque meu pai não se separou da minha mãe e de mim por tabela. Dia dos pais é assim para muitas crianças, jovens e adultos, muitas pessoas não tem referência paterna e isso é muito, muito, mais muito chato.
Pai significa amor, carinho, dedicação, ainda bem que muitos pais que eu conheço valem por um milhão, as lacunas de um pai ausente é preenchida pelo amor de mães que não cabem no peito, mas mesmo com todo o amor de pães, mesmo com todo carinho, preocupação e dedicação, ainda assim, falta alguma coisinha do lado esquerdo do peito, porque a sociedade ainda não entendeu que famílias são diferentes, que nem todo mundo tem a árvore genealógica igual, que uns não têm nenhuma referência a não ser o abrigo que foi criado até os 6 anos.
E assim, algumas pessoas não têm o que comemorar nesse dia entre homenagens e comercio, nesse dia inventado com o propósito de dizer OBRIGADO POR TUDO, você é meu herói, meu porto seguro, minha fortaleza.
O papai tornou a minha vida bem colorida, com seu jeito brincalhão e criativo, com as histórias aumentadas, com suas histórias de vida, acho que puxei para ele, nunca vi alguém falar tanto da própria vida, das suas experiências em comer um pedacinho de pão para deixar para os irmãos menores, ou a sua aventura de ter aprendido a nadar sendo jogado no rio e resgatado quando já estava quase se afogando, da gratidão pelo Rafael Faraco que lhe pagou um curso de datilografia porque lhe abriria portas e de todas as oportunidades que teve que abraçar para mudar de vida.
Quando chegava um convite de aniversário entregávamos alegremente para que papai lesse, e no convite de 15 palavras, ele “lia” que ia ter pipoca, palhaço, bolo, brigadeiro, brincadeira, que ia ser divertido, que minha presença era importante e que a festa seria incrível com a minha participação, cansei de ir para festinhas opostas do que o papai tinha lido, parecia que a chegada do convite tinha sido mais encantadora que a festa em si, o exagero presente nele e em mim fazia eu sonhar acordada e curtir as comemorações.
Papai nos deu muitos conselhos, parecia um professor dando aulas, chegava a desenhar, fazer reuniões, usar a parede como lousa, falava das atitudes e consequências, quantos conselhos úteis e bons tive oportunidade de escutar, nem todos seguidos, mas a medida que o tempo passa, vou ainda absorvendo suas palavras, sempre é tempo de refletir e mudar.
Estou numa fase da vida que ando com medo de perdê-los e me agarro na promessa bíblica que diz: quem honra pai e mãe terá vida longa. Ou seja, bom filhos = vida longa, então como elejo papai e mamãe como bons filhos, espero curti-los mais 300 anos.
O meu pai adora ganhar aquelas camisas com declarações de pai, como “super pai”, “pai 10”, “meu pai é o cara”, “pai, eu te amo!”, “bom pai”, “pai incrível”, “papai coruja”, “pai, meu professor chefão”, “pai você é 10”. Tem que ter, na cor branca e lá vai ele todo orgulhoso com a camisa como se os filhos ainda fossem pequenos ou fosse presente da escola custeada pela mãe, gosta de presente simples que sejam expressões de amor, bem a cara dele.
Feliz Dia dos Pais!!!
- Arcise Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário