quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Treinando aceitar elogios


Tem coisa mais chata do que recusar elogio, eu sou assim. Se alguém diz: Como você está magra, eu prontamente respondo: “olha aqui esse pneuzão todo celulitado”. Se alguém diz que estou com sorriso bonito, eu já aponto meus dentes escuros. Se alguém diz que estou com belas mãos eu já emendo com um “nunca mais fiz as unhas”.
Aceitar elogios não é nada fácil para mim, sou o tipo de pessoa que acho todo mundo bonito, acho tudo belo, formas e curvas não me encantam tanto quanto a inteligência, consigo ver a beleza por dentro e consigo achar todo mundo muito lindo, salvo aquelas pessoas que não se apresentam internamente legais para mim e cuja aparência não me satisfaz. Mas mesmo que seja boçal, ou grosseira, ou chata mesmo assim se tiver algum olhar marcante eu consigo achar bonita. Bonita Sim, encantadora Não!
Gosto da beleza da sensibilidade, gosto da beleza de quem se levanta depois de um fracasso e começa novamente, beleza do cai e levanta, gosto da beleza de quem encara a vida de frente, gosto da beleza da generosidade, de quem prepara o plantio, de quem viaja nos livros, quem teme a Deus, gosto de quem tem sede de algo.
Não permito que ninguém retire de mim a força interna que tenho dos meus ideais, fico fora de mim quando tenho que seguir cartilha, meu rosto avermelha, transformo-me em general-mor, nenhum valor pode destruir o seu valor, xô resíduo do que deu errado, xô perda da vitalidade, xô dias inúteis, xô risos sem nexo (quantas vezes ri quando me senti ridicularizada por alguém e era tão doloroso).
Não é extremamente difícil ou algo difícil de fazer, repete-se as mesmas posturas até virar hábito, ninguém pode fazer certas coisas por você, só você mesmo, olhe lá fora e mude.
- Arcise Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário