quinta-feira, 18 de julho de 2013

Percepção condicionada



Somos condicionados, não adianta falar que tens cabeça aberta e tererê tarará, somos condicionados a forma como fomos criados e por isso desemborcamos chinelos para que nossa mãe não morra, evitamos que o amado nos veja vestida de noiva antes do casamento, a vida inteira sofremos influências quer da nossa família, dos nossos ancestrais, da mídia, da moda da novela, algumas condições duram 6 segundos, outros horas, dias ou a eternidade.
As influências mais marcantes em nossa vida estão na família, na escola, na crença, no trabalho, amigos, colegas, o que a sociedade impõe no momento: a onda agora é respeitar as minorias.
Vamos nos adaptando a tudo, carregamos uma mochila pesada contendo, passado, presente e projetos futuros, somos esposa, filha, irmã, nos divertimos correndo no parque porque faz bem para saúde e ajuda a ficar em forma, somos vez ou outra egocêntrica como aquela celebridade famosa, bobas quando amamos, repugnamos o mal e farejamos situações de estresse, mais tudo isso está interligado na sabedoria que achamos que temos, afinal para quê serviria tanta bagagem na mochila?
Somos rotinas não tão bem desenvolvidas, somos ingênuas como nossas mães que acreditavam que pegar na mão engravidava, somos criteriosas com os outros, somos verdades culturais, sofremos pressões de chefe para um trabalho perfeito, descobrimos e desvendamos coisas sozinhas, assumimos riscos desnecessários, como se transar sem camisinha não ocasionasse gravidezes.
Nossos pontos de vista não são tão nossos, seria ingênuo dizer que ninguém colocou uma bagagem na sua mochila, que ninguém te fez compreender o seu lado emocional desestabilizado, que ninguém ocultou o que sentia para te ver feliz.
A linha é tênue, percebemos não muito claramente que somos um grande círculo e estamos unidos pelas mãos, somos propensos a achar que somos nós e nós no sentido de eu e eu, isso basta, sorry! Não basta!Quem não é fruto de uma mentalidade feliz, ou predadora, ou certa, ou torta, com crises ou sem neuras, somos o todo que fazemos parte.
- Arcise Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário