quinta-feira, 25 de julho de 2013

Palestra com a Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral



                                          Imagem: Revista Veja

A palestra iniciou com 40 minutos de atraso, o que causou certo desconforto, afinal o auditório ficou pequeno para a magistrada.
O tema Eleições e Cidadania me atraiu e por isso estive lá como pessoa física, profissional e  funcionária pública mas não operadora do direito.
Citou momentos engraçados de sua vida, ela leva a constituição aonde vai, e disse que numa blitz na saída da PUC saiu do carro com a constituição na mão, o guarda disse: libera, libera, mulher já é encrenca imagina mulher com constituição.
Em outra ocasião foi a um barzinho e foi proibida de entrar tendo sido alegado que mulher sozinha não entrava, após o início de uma reclamação, com o apoio das pessoas ao redor e com a constituição na mão, o segurança foi se informar com a gerência que disse: mulher sozinha não entra, mas acompanhada da constituição entra sim.
Disse algo óbvio, só luta por direitos quem sabe os direitos que tem, em sua fala expressou ser humilde, repensando no sistema eleitoral e nas técnicas de melhorias contínuas, falou da credibilidade da justiça, que aprendemos a litigar, não somos pacíficos em resolver as coisas extrajudicialmente, queremos ir aos tribunais e com isso amontoam-se 75 milhões de processos para 15 mil juízes.
Explanou sobre a moral e a ética e salientou que é o princípio de todas as leis, de toda a conduta, de toda boa ação.
Ela me causou uma linda impressão, uma impressão justa de imagem do dever ser da justiça.
- Arcise Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário