quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Não existe pessoa perfeita



Oh! Céus! Os problemas se duplicam e você ainda quer a fórmula mágica, continuas firme e perseverante nas decisões importantes, acha que os problemas devem ser administrados corretamente, evita raivas e emocionalismos nas brigas, mas você tem um grande defeito:
Acha que sabe de tudo, como conduzir tudo, tem protótipo de família feliz, de amizade incrível, de filhos perfeitos, assume responsabilidades que não lhe convém, quer que os filhos sejam exatamente do jeito que planejaste, nada de rebeldias ou gênios.
Você aniquila o outro com suas presunções, com criticas constantes e brincadeiras de mau gosto, falando a sua verdade em forma de brincadeira, desesperançando o horizonte do outro, fazendo drama da sua existência porque as coisas estão fora do script.
Perde-se a capacidade de amar quando não somos nós mesmos, quando usamos a máscara do dever ser, e escondemos nossas falhas e fraquezas para exigir a perfeição do outro. Perde-se a confiança plena no outro porque ele não dá os mesmos passos que você, recusa-se a ser você.
Depois de tantas lamentações: “Ele mudou tanto”, “Não é mais o mesmo”, “Se acomodou”, fica mais fácil e perceptivo achar que é melhor que o outro mude para nos agradar e descartar a mudança em si mesma, por traz disso há uma faixa em cores de neon que grita: “Eu não te aceiro do jeito que és”.
Depois das lamentações, o lugar da fila é das decisões: “Se não está feliz, procure outra pessoa”, “A porta da rua é a serventia da casa”. Quando um casal não está bem, o que não falta é gente para por lenha na fogueira, para dar conselhos inúteis, para aconselhar sem o conhecimento mínimo de que as coisas podem se resolver.
Somos humanos, não aceitamos tudo, lutamos por melhorias em todas as áreas, temos limitações, carências, defeitos, problemas. Temos zilhões de razões para pensar e agir do nosso jeito e com profundo conhecimento de nós mesmos não podemos julgar o outro, sem reconhecer que também ele traz sua bagagem emotiva.
- Arcise Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário