terça-feira, 16 de abril de 2013

A decepção cura



As expectativas foram renovadas depois daquela decepção, é fácil culpar o outro, aliás, é sempre mais fácil. Complicado mesmo é entender o porquê das coisas terem dado errado, do trem ter descarrilhado. 

A alegria e a felicidade não são baratas, não vendem em freira, não se compram por aí. Nada é tão de graça quanto parece, nada é tão simples como achamos, nada é tão automático como mentalizo.

Reconstruir um coração dói, mas o fundo do poço nos condiciona a subir, não há mais poço fundo, chegamos ao limite e a única saída é submergir. A única saída é colar os pedaços, a única saída é seguir em frente, a única saída é ser plenamente feliz.

A vida por si só é difícil e fica mais difícil ainda quando seguimos a direção errada, quando focalizamos o que não dá certo, quando sentamos no banco e esperamos a vida passar sem emoções, quando nos entregamos a tristeza profunda que vira depressão, quando não entendemos que o que hoje nos faz sofrer, amanhã nos faz rir até a barriga doer.

Tudo parece está consumado, tudo parece sem sentido? Mas existe melhor sentido do que recomeçar? do que cair e levantar? do que acreditar que o melhor sempre está por vir? Não leve muito a sério os tropeços que a vida nos impõe, não leve a sério a aceleração da vida, não abrace a tristeza e nem dê ibope demasiado à ela.

Não é preciso ter medo de ser rejeitado, de não ser aceito, mesmo que você gagueje, chore, tropece nas palavras, ou que o que você tenha a dizer não impressione ninguém nem a você mesmo, mesmo assim, coloque uma coisa na sua cabeça - eu estou tentando colocar na minha - a decepção fortalece. A decepção nos faz escolher sensatamente, a decepção nos cura e nos amadurece. A decepção faz com que levantemos mais fortes e mais centrado e a renovação atinja sua luz.

- Arcise Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário