sábado, 17 de maio de 2014

Alguns sinais de estar se sentindo mal


Eternamente cansada, um pouco abalada por tudo, sensibilidade à flor da pele, aparência pálida, enjoo, ter dificuldade para dormir.
Era impossível não perceber que alguma coisa estava fora dos trilhos, que não havia motivos para passear e ir a algum lugar, que estava casada de tantas responsabilidades e obrigações, o meu sorriso estava forçado e estranho.
Toda vez que me sentia assim mexia com todos a minha volta, uma mãe bisbilhoteira em detectar mentira de filha do “estou bem”, obviamente sem resultado alcançado, minha mãe desejava todos aqueles sintomas para ela, Graças a Deus! Dizia ela quando eu melhorava.
E era sempre assim, eu transgredia as regras da boa saúde até que a doença me surpreendia com pausas forçadas para que eu sobrevivesse, até que cumprindo as regras direitinho as dores me soltava.
Assumi o meu lugar, parte da minha doença era doença da mente, uns conflitos internos que não sabia bem resolver, eu tomava conta de mim com muita negligência, era habitual, mas eu ia tentar novamente.
Você deveria ter envergonha disso, minha mãe falava quando eu mal me alimentava, ela não estava brincando. Eu já não sabia o que era da minha vontade e o que era jogo para chamar atenção.
Era uma lição que todo mundo tinha aprendido, eu necessitava de atenção, de mimos, de algo que talvez não tenha sido absorvido na infância, precisava me sentir importante, eu tinha a intenção de me sentir vigiada e para isso repetia os mesmos erros que acabavam comprometendo a saúde.
Fui mais comedida, deixei o entusiasmo, eles (meus parentes) não entenderam nada. Eu naquele instante percebi que precisava de espaço, frequentar o labirinto de mim mesma, existir de modo completo. Não suspeitava que a cura para minhas aflições estava dentro de mim.
Pelo amor de Deus não era tão difícil assim, o momento chegou, aconteceu o inevitável, eu me encontrei com as qualidades e os defeitos, com o real e o exagero, sem avisos ou recados de quem me cerca.
Eu me transformei, fui capaz de corrigir comportamentos e me olhar por dentro.
- Arcise Câmara
- Crédito de Imagem: clika.me


Nenhum comentário:

Postar um comentário