domingo, 27 de janeiro de 2013

Hoje é o aniversário da minha Rainha


Minha mãe completa hoje 62 anos de pura generosidade e amor.
Minha vó materna faz 33 anos que partiu para o paraíso e nesse tempo todo ouvi histórias que me fizeram conhecer a minha mãe e a minha vó além dos meus desmemoriados 3 anos de idade. Ela era prendada, agradava sua única filha mulher com vestidos novos dominicais, orientava que pegar na mão engravidava na época de pré adolescência da minha mãe, cozinhava muito bem, fazia bolos deliciosos, inclusive o do primeiro aninho da minha irmã primogênita, dizia que médico cura e médico mata e por isso nunca teve coragem de fazer cirurgia de catarata ou baço, havia dito para a minha mãe que jamais desejaria saber se algum dia tivesse câncer, com ela minha mãe aprendeu a ser supersticiosa, a desemborcar chinelos, e não passar por debaixo de escadas, ou nunca passar por cima de ninguém, deitada ou sentada e se passar tem que repassar para que ninguém morra. Minha mãe tem causos muito interessantes que dizem tudo de sua personalidade, ela diz com orgulho que adivinhava os pensamentos da minha vó e que sempre se considerou ótima filha e realmente foi e é uma excelente pessoa e hoje eu me vejo assim, falando da minha mãe o tempo todo, lembrando o que ela faria se estivesse no meu lugar... Minha mãe poderia usar seu precioso tempo para curtir sua merecida aposentadoria, mas ela está sempre ajudando alguém, sua recente bondade consiste em encher o saco das irmãs da casa da criança por 3 vagas para 3 mães necessitadas por uma creche boa, bonita e barata. Em época pós-cirúrgica minha mãe me deu os seguintes conselhos: ir a novena de São José querido e ir na missa em Santa Luzia, aliás tinha sido esses santos os intercessores do sucesso, por ela eu nem abria a geladeira, me tratou com mimo e digamos assim com uma certa invalidez, trazia café, almoço e jantar e ligava a cada hora para saber como eu estava, por ela eu teria deixado a Tiffany num hotel por 1 mês para excluir os pelos da casa ou teria me mudado para sua casa. O que tenho de parecido com a minha mãe? Gosto de joias, festas e casa cheia, amamos crianças como se fossem nossos filhos, somos família e espirituais, falamos alto e com as mãos, não sabemos cozinhar, temos varizes em forma de mapas hidrográficos nas pernas e gordurinhas abdominais, somos retardatárias de cabelos brancos e pouco pacientes para vaidades e salões de beleza. Temos o lado emotivo e generoso, nunca escondemos a idade, isso não combina conosco, com minha mãe aprendi a ter uma autoestima dos deuses, quase inabalável, incluindo frases incorporadas por mim como quem-não-me-ama-não-me-merece, ou ainda se-aconteceu-desse-jeito-era-porque-tudo-isso-é-para-o-seu-bem, mas o que mais me pareço com ela é a característica de não guardar mágoa, somos da matemática: bufei = passou. 
Mãe, agora falando direto e olho no olho, sem rodeios... A senhora me inspira a ser melhor a cada dia, a senhora é guerreira e sensível, leal, fiel e honesta, a senhora cuida de quem está ao redor e abraça pequenas e grandes causas, tem a sabedoria de estar sempre diante de Deus e hoje eu te amo mais que ontem, amanhã mais que hoje e assim o meu amor por você cresce a cada dia, mãe nós não temos só uma ligação de sangue, aliás sangue nunca importou muito, temos uma ligação de almas, de ideais, de sonhos, de acreditar nas coisas boas. Mãe eu te amo que só.
- Arcise Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário