quinta-feira, 9 de junho de 2016

Algumas pessoas desenvolvem depressão, outras não

 Diva depressão

Corremos de um lado para o outro, damos telefonemas, fazemos cálculos, cuidamos cada vez menos da saúde, trabalhamos cada vez mais, somos obrigadas a ser forte, a não se deixava vencer...
A depressão é uma doença que oculta o que existe de essencial em nós: a nossa vontade de viver, é preciso atentar a cada momento para não confundir tristeza com depressão, para não acreditar que não somos uteis na vida.
Odeio ter que falar isso, ter ou não depressão não é uma escolha pessoal, assim como não é escolha ter câncer, pedras na vesícula ou problemas renais, é que no fantástico mundo em que todos somos médicos a depressão é associada à falta de vontade, a frescura, a dondoquices.
Como toda doença é preciso examinar, saber as possibilidades que causaram essa mudança emocional gigantesca, nada natural, nada confiante e muito suicida. A depressão é olhada de forma separada, marginalizada e equivocada, não há desejo de melhora, não há influência que possa mudar essa vontade de não fazer nada ou de morrer, o único antídoto é o tratamento, a medicação, o acompanhamento psicológico.
Tudo no início não é fácil, não é nada fácil conviver com um doente depressivo, com alguém que perdeu o entusiasmo, é difícil também para o doente se sentir pressionado a reagir, a amar a existência, a adquirir a confiança perdida.
A insegurança toma conta do depressivo, não se consegue vencer os obstáculos por mais insignificante que sejam, não há iluminação nessa alma doente, não existe noção de paz nem a necessidade de esforço, o que existe é o abandono de si mesmo.
O primeiro caminho é abrir o coração, perturbar a tranquilidade de querer entender o que não se compreende, seria bom fazer alguma coisa, sair da rotina, dedicar-se sem vontade.
A liberdade não existe quando estamos deprimidos, é sempre melhor estacionar a avançar, a doença se manifesta com indolência, com o desejo de adiar, de duvidar da própria capacidade, é preciso tratamento específico para reviver o interesse de viver.
Reclamar não é atitude negativa, às vezes as críticas são sinais de cura, comece e a si preocupar se os dias parecem longo demais, ou a tagarelice é vazia, ou ainda, reviver o passado no presente, sofrer por algo que já deveria estar enterrado.
Limpe seu coração para conviver com os depressivos, não os julgue, podemos empregar nosso tempo com boas atitudes, tudo nessa vida têm fundamentos, nenhuma conversa é sem sentido, o caso é sério e precisa ser tratado com o apoio das pessoas que estão próximas.
Atividade física ajuda a afastar o descontrole da mente, não se deve levar em consideração tudo que se lê ou ouve, afaste os pensamentos imprudentes, vamos nos tornar habilidosos em poupar nossa mente que adoece cada vez mais.
Desejo uma vida sem depressão, sem temperamentos fortes, sendo realista naquilo que desejo, sem dificuldade em pegar no sono, desejo uma vida de muitos objetivos, de muito amor e poucos remédios e uma mente sob controle, mas minha vontade jamais me impedirá de ficar doente, há coisas inexplicáveis.
Doença não escolhe bonito ou feio, elegante ou deselegante, alegre ou triste, carismático ou antipático, doença não escolhe os bailarinos, dançarinos, pianistas, advogados, engenheiros, administradores, doença talvez seja um tiro ao acaso, com probabilidades genéticas e efeitos de uma vida com erros de comportamentos, o importante é a busca da felicidade como resultado.
Arcise Câmara
Imagem We Heart It


Nenhum comentário:

Postar um comentário