sábado, 12 de outubro de 2013

Comer e relaxar



                                                        Imagem: http://feliz100idade.com

Comemorar é apenas um pretexto, amo amigos ao redor da mesa, amo festejar aniversário, detesto ter que fazer convites, deveria ser obrigatório receber visitas amigas no seu grande dia, sentir o cheiro da pele, matar a saudade do corre-corre diário.
Amo combinações culinárias, peixe com feijão, baião com sardinha, salmão cru, comidas culturalmente diferentes, só rejeitaria cão e gato, gosto de novidades gastronômicas, gosto do novo, das promessas cumpridas, da liberdade para falar sem ofender, do agir com generosidade, do pensar no outro, de lutar por seus ideais.
A comida nos remete as emoções, quem não se lembra de uma boa conversa ao redor da mesa, de boas lembranças da festa querida, tudo vem à tona quando a mesa é partilhada com afeto, com respeito com brigadeiros.
Tenho uma conduta ética em relação à comida, não me oponho a comer comida de ontem, não sou capaz de estragar comida, de desperdiçar alimentos que sobram para mim e faltam para os outros, não curto desperdício de nenhuma forma, se eu pudesse dá voz ao mundo eu diria: Não desperdicem, meu pai passou fome, sofreu com isso, por várias vezes deixou de comer para que seus irmãos menores comecem um pouquinho mais.
Ando acuada para reagir certos comportamentos, não quero me estressar, mas alguns acontecimentos despertam minha raiva de uma forma incontrolável, devo evitar a discussão? Devo me esconder num buraco? Fingir que não me atinge? Não consigo! É tortura demais, sou sensível demais para fingir que não vi, gosto de tratamentos igualitários, detesto violência, mas expresso a minha raiva em assuntos mal resolvidos.
Sentir raiva não dá jeito, não sei se ajuda, acho que atrapalha, interrompe o ciclo do bom diálogo, inicia-se a hostilidade, tem raiva que dura a vida toda, tem gosto de pão mofado, faz mal, até mata, o bom mesmo é viver a vida relaxada, com refeições saudáveis, com cheirinho de pão quentinho com manteiga derretendo, com sabor de família, de paz e harmonia.
- Arcise Câmara



Nenhum comentário:

Postar um comentário