quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vencendo o Álcool

Hoje vim contar a história de sucesso do meu pai.
Meu pai é o irmão mais velho de 09 irmãos, nasceu e foi criado na roça no interior de minas, pensa em um cara “durão” esse era meu pai. Ele sempre trabalhou para dar o que comer aos irmão e sempre quis que os irmãos estudassem, ele não podia, hj ele tem irmãos professores, doutores e ele, bom isso eu conto depois.
Qndo meu pai veio para SP, veio pq fugiu da roça, queria tentar a vida na cidade grande, uma de suas irmãs, uma péssima tia por sinal, deu abrigo p/ ele mas ele tinha q pagar tdo, se ela passava a roupa ele pagava, pagava comida, agua e tdo mais.
Ele conheceu minha mãe bem novinha, ela tia 17 anos, se apaixonaram e casaram cedo, minha mãe estava grávida no casamento. Meu pai sempre foi mto grosso, arrogante com as pessoas, mas mesmo assim minha mãe sempre esteve ali. Quando eu nasci, depois de 05 anos que minha irmã já estava no mundo, meu pai resolveu ir embora de casa, voltou p/ roça e deixou minha mãe sozinha, a mercê de tdo q ocorria na época, ela sofreu mto, sempre batalhou, chegamos a passar necessidades. Uns cinco meses depois meu pai voltou.
A danada da bebida sempre arruinou a nossa vida, cansei de ter q buscar meu pai bebado na porta do bar ou caído na calçada. Foram épocas ruins. Até que q um dia eu e minhas irmãs, somos em 03, resolvemos conversar com ele, falar que não aguentávamos mais a situação, que sempre eramos cobradas por notas, comportamentos e ele nada, não saiamos nas ruas com vergonha dos vizinhos, falamos tdo, e eu cheguei a dizer que se ele voltasse a beber eu iria com ele, que cada copo que ele bebesse eu  tb iria beber.
Foi uma conversa sofrida, dura, traumatizante, só quem esteve perto sabe o qnto sofremos. Depois disso, examente a 07 anos, meu pai decidiu parar de beber sozinho, gente é uma luta, as doenças todas apareceram nesse período, todas mesmo, síndrome do pânico.
Mas ainda bem que tdo foi se ajustando, meu pai parou de vez, nunca mais colocou uma gota de alcool na boca, se ele sente o cheiro de cerveja passa mal, tdo maravilhoso.
Bom ele voltou a estudar uma ano depois que eu começei a lecionar em uma escola do bairro, começou na 07ª série do ensino fundamental, não quis fazer supletivo, na 08ª série ele ficou um tempo doente e não conseguiu passar de ano, repetiu e fez novamente.
No ano passado ele terminou o ensino médio, uma alegria para nós filhas e para minha mãe, hj ele nos acompanha em tdo, cuida do meu filho como se fosse dele, não trabalha pq ele era segurança e como desenvolveu síndrome do pânico, não pode voltar a trabalhar!!!
Pagamos a formatura dele, mas cancelaram, então  no próximo sábado dia 12/01 vamos fazer uma festa em comemoração, aluguei um beca para ele tirar fotos, mandei fazer um bolo, doces e estou doidinha correndo atrás de tudo.
Quis compartilhar com vcs minha felicidade, mtas coisas aconteceram nesse período de mudança, hj vejo minha mãe mais feliz, eles viajam juntos, passeiam…. tudo que ela desejou quanto tinha 17 anos…
É uma vitória….e nada mais justo compartilhar com quem eu aprecio tanto….

Fonte: Casa das Pitaqueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário