domingo, 9 de junho de 2013

Estou cansada o tempo todo


Há coisas na vida que falta esforço, falta fazer brotar a vontade, falta entusiasmo, falta perdão absoluto, falta à garra do tudo ou nada, falta higiene da alma.
Perdoar não significa fechar os olhos, não significa agir como se algo não tivesse ocorrido, não significa encobrir o sol com a peneira, não significa fingir que não se magoou e não significa não tocar nunca mais no assinto. É preciso explorar os sentimentos até que eles parem de doer, até que a mágoa se dissipe, até que aquele episódio não cause nenhum mal-estar. Sou de difícil perdão, remoo coisas que são insignificantes para os outros, não sei se sei perdoar totalmente, nem sei se quero perdoar totalmente, às vezes me sentiria uma trouxa se isso fizesse, não tenho certeza se os sentimentos são verdadeiros ou é o medo de perder as regalias, nem sei se quero um dia passar pela decisão de perdoar alguém. Acho que me ofendo bem menos ao ponto de perdoar, mas esse perdão não é tão espontâneo assim, evito pensar nisso.
Começar a persistir e evitar qualquer pensamento que me refira a alguém que um dia me magoou, prefiro apagar da mente, mentalizar felicidades, desejar as felicidades e bênçãos bem longe de mim. Admiro quem tem maior facilidade para perdoar, acho um gesto esplêndido. Já me culpei e me senti má por isso, mas entendi que não posso lutar contra os sentimentos que se apresentam e sim procurar entendê-los, absorvê-los e trabalhá-los.
Cada coisa ao seu tempo, um dia de cada vez, sem pressão e sem fingir que perdoou. Perdoar não é dá muitas chances, não é deixar de traumatizar, não é estar imune por longos anos, não é deixar passar, ou deixar pra lá, perdoar é questão de paz interior, perdoar é afastar da memória todo o mal que nos fizeram, perdoar é controlar as emoções negativas de querer dá um tiro no outro, perdoar é desistir da dívida, não pensar nos acontecimentos e nem reagir a eles.
Perdoar é vigiar e se proteger, é canalizar as emoções ruins, transformá-las em boas, é controlar a fúria, afastar as lembranças, esquecer o assunto por pequenos períodos, mas sem o esquecimento ao ponto de passar por aquilo de novo, perdoar é colocar-se no primeiro plano, é deixar de mergulhar nas recordações dolorosas, é pensar racionalmente “o que está feito, está feito!”.
Darei só mais uma chance? Darei mais algumas chances?? Darei muitas chances??? Darei chances se... Não! Não! Tenho todo o direito de não dar chance alguma, de consertar o coração e tentar ser feliz de maneira diferente. Quero ter novas oportunidades, passar por outros risos, outras emoções, sem tristeza e sem as mesmas circunstâncias.
- Arcise Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário