quinta-feira, 19 de março de 2015

Não conhecia meu poder de aceitação





Eu não entendia que a vida me dava respostas, eu não entendia que existia um eco entre o que eu faço e o que recebo, eu não entendia a expressão de que só vivemos uma vez, eu posso me alimentar bem e ter muita vaidade, posso me exibir, posso viver intensamente, posso levar vantagem, posso ser o que eu quiser tanto para o mal quanto para o bem.
Em sentido pleno também posso ser gabola, autoritária, posso perder o emprego, posso apreciar o valor de um passarinho cantando, posso viver numa busca constante de felicidade, posso me aposentar e ter crise aos 40 anos.
Um dia posso ter transtornos emocionais, falhar com os melhores amigos, ser fraca para o elogio e amoral, também posso realizar muitas coisas impressionantes sem a neurose do tempo com ideologia, ingenuidade, otimismo, bondade, em suma posso ser o que quiser, mas também não tenho a vida sob controle.
Posso desmascarar os sentimentos, posso ter prazer em ser adulto ou saudade do tempo de criança, posso ser criativa e meu gênio forte fazer parte de mim, posso ser realista com o fracasso, ser rotulada pelos outros ou ainda alertada pelo meu estado emocional.
Posso obrigar as pessoas a fazer minhas vontades, posso evitar retornos, posso prestar contas da minha vida, posso fazer por mim o que ninguém fará, posso evitar o matrimônio e filhos, posso reforçar a minha força intelectual, posso negar inúmeras coisas, minha alma pode amar o trabalho me fazendo escrava, posso amar gatos, posso tentar me manter calma, posso igualar as possibilidades.
Absorvo as mudanças culturais, enfrento a vida seriamente, trato o esgotamento emocional, uso a sabedoria para me manter em pé, esgoto as minhas forças, olho-me integralmente, fazendo escolhas conscientes e relativizando coisas.
Sou incapaz de abrir meu coração, banalizo emoções, perco a energia, me liberto do egoísmo, separo de mim mesma, utilizo a prática da cordialidade e do respeito, inicio o processo de apatia em situações não favoráveis, aprendi a calar, desencantei com a paixão, coloquei sentido em tudo que eu fazia.
Tenho ideias diferentes de família e amor, eu sempre vislumbro outras possibilidades, abro parênteses, evito problemas, perco o interesse, desordeno prioridades, assumo minhas lutas, evito brigas, faço perguntas óbvias, diminuo a qualidade de trabalho, perco o vigor.
Não me entedio como acontece comumente, não me sinto cansada, engulo o mundo, sofro espinhosos conflitos internos. Aceito-me como sou, com fraquezas e forças, com recaídas e passo adiante.
Arcise Câmara
Imagem: Passarinhos no telhado


Nenhum comentário:

Postar um comentário