domingo, 10 de agosto de 2014

Feliz Dia dos Pais - 2014


 Papai, Mano e Mamãe


Hoje é dia dos Pais e meu Pai é Pai com P maiúsculo, um ser humano incrível de várias qualidades. Almoçamos juntos e percebi que não havia um risco na nossa relação pois os Pais perdoam fácil seus filhos. Recentemente o papai em sua caminhada estava alongando e após o alongamento deu 10 passos e um carro desgovernado subiu calçada exatamente onde ele estava, a rua que parecia deserta em plena madrugada encheu de gente para dizer ao papai que ele tinha nascido de novo do qual eu concordo plenamente. Eu agradeço esta Graça alcançada! Quantos filhos estão ausentes de seus pais quer por morte física, ou, porque seus pais não desempenharam esse papel o que acarretou um esforço maior das mães para suprir essa carência nem sempre corrigida.
De tantas coisas incríveis que já escrevi do meu pai vou revelar um pedido dele a mim, o meu avô pediu para meu pai jejuar em prol das crianças que passam fome, em prol das necessidades da igreja, pelo fim das guerras etc e o papai que escolheu a sexta-feira para o jejum fez esse pedido a mim para que eu fosse a terceira geração de jejum, eu prontamente atendi porém o meu dia não é sexta, pois sexta-feira é um dia que estou bem cansada do acúmulo da semana. Eu acho que a gente se purifica controlando a alimentação, dizendo não a esse prazer de uma forma consciente e dando como moeda em favor de muitos e eu só tenho a agradecer ao meu pai por essa experiência.
Assim que terminei o ensino médio fui passar uma temporada nos EUA e me aconteceu algo que a princípio me deu medo e preocupação. O papai desde quando eu me entendo por gente ele visitava meu quarto de madrugada para me dar beijo,me cobrir, que na altura do campeonato já estava descobertas e rezar pertinho de mim e para mim e fazia assim com meus irmãos. Eu não chegava a acordar totalmente,mas sentia sua presença e aquilo me tranquilizava. Pois bem, quando estive nos Estados Unidos continuei sentindo seus beijos, suas rezas e como se alguém estivesse me cobrindo todas as noites.O que o papai fazia se ritualizou de uma tal forma que eu não queria abrir mão, mesmo morando do outro lado do oceano.
Eu lembro do papai nos contando histórias tristes de sua vida, um pão francês para dividir com doze irmãos e muitas água com farinha no almoço, fingir que não está com fome para deixar um pouco mais de comida para os irmãos mais novos não é uma tarefa fácil, engolir sapos e humilhações na Telamazon e de um chefe que não gostava dele porque ele tinha 3 filhos para criar, sentir-se culpado pelo afogamento do irmão mais novo em que vovó o deixou vigiando e ele foi jogar futebol.
No auge da minha rebeldia e arrogância em que eu queria estourar minha mesada com zoomp, fórum e elemento (fútil e vaidosa) papai me levava para visitar os hansenianos em que eu tive o primeiro choque do que era felicidade, felicidade era não ter dedos, nem pés, nem nariz e sorrir para a vida mesmo assim.
Papai não é herói nem vitorioso por ter um patrimônio invejável, papai não é herói nem vitorioso por ter saído de um ciclo de vida simples e miserável de gerações, mas o papai é vitorioso pois ele tem a mesma humildade, o mesmo jeito, a mesma bondade de sempre e a mesma fé em Deus. Papai é meu tesouro mais precioso, minha fonte de alegria, minhas recordações eterna, meu puxão de orelha e meu trilho certo.
Pai
Amor 
Infinito

Arcise Câmara
Imagem: Acervo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário