terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Passo-a-passo para ser feliz



 
O Criador nos ama imensamente, Ele tem planos mágicos para nós, não podemos viver à nossa revelia, achamos que temos o domínio de nós mesmos, mas não possuímos. Somos aculturados, capazes de florescer econômico e cientificamente. Somos o projeto Dele, basta acompanhar a história da humanidade, perguntar os porquês, analisar o cenário para acreditar nas razões da existência divina.
Eu me sinto à vontade para falar deste assunto, já tive dúvidas, já me desapontei em ambientes religiosos, já formulei hipóteses, porém o Homem simples e humilde me cativou, o Homem paciente e inteligente, de um saber singular, o Homem com poucas teorias e muitas práticas.

Em algumas ocasiões não teve papas na língua, chamou de hipócritas os que de fato eram, em outras ocasiões assumiu a Liderança causando enorme repercussão por onde passava, viveu sem luxo, poderia até dizer com dificuldades financeiras, curou doentes, fez 27 milagres, interessou-se pelos pobres, oprimidos, injustiçados, doentes. Encontrou resistências, curou sintomas do corpo e da alma.
Um exemplo a ser seguido, um caminho fácil de felicidade, só Ele preenche, liberta, salva. Deu lições contra o preconceito, foi censurado e morto, ficou nervoso, sentiu-se abandonado, depois de todo mal-estar Ressuscitou, voltou às atenções para Deus, salvou a humanidade dando a sua vida.

A cena foi traumática, nenhum psicanalista entenderia tanta revolta, histeria e descontentamento por alguém que só deixou escapar a consciência do amor e do perdão, a quem aliviou os sofrimentos, ouviu as queixas, cultivou o zelo ao próximo, apenas não se reconheceu pecador, suas ações foram magníficas.
Ninguém é tão famoso quanto Ele, alguns fazem pouco caso, confessam desacreditar, afirmam o descrédito em sua existência, contestam e ignoram tudo que foi feito e dito, não sei como explicar os segredos de sentir-me abençoada, de acalmar meu nervosismo, de ter lições importantes de amor, rememorar o quão fantástica foi a sua trajetória, o cumprimento de suas promessas.

A bússola da felicidade existe, sem repúdios, culpas ou ódios, sem remorsos, raivas e rancores, sem desdém, ira e ignorância, sem necessidade de auto-afirmação, neuroses e complexos, o segredo estar na forma de amar, no esforço pelo bem de si mesmo e do outro, nas lembranças de que é possível.
A verdade não é esquecida nem dois mil anos depois, o assunto volta à tona a cada desconforto de “Ai meu Deus”, podemos ir longe, mas nunca sozinhos e sem propósito, tudo faz parte da nossa história.

Podemos conjeturar mil e umas teorias ético-religiosas, falar de civilidade ou de liberdade, excluir o sentimento de culpa, tentar reconstruir a própria história, meditar, rezar, orar, fazer mudanças radicais, mas nada disso sem amor adiantará, o amor é à força de mudança, a profecia do bem-estar, o desconhecido antídoto para curar compulsão, hostilidade, agressividade, ódio e ciúmes, curar o supereu que utiliza tudo que sabe para ser arrogante, intolerante e dono da verdade, considerado um estorvo por muitos, um inconveniente, um julgador de atitudes e sentimentos, quando na verdade ele se sente a pessoa ideal.
Desde criança fui educada para a crença, acreditar no Pai aliviou muitos traumas, abandonei muitos hábitos, compreendi a mim mesma e principalmente que tudo que tem vida um dia a morte o encontra. Um dia não teremos mais o escritório, nem nossos bens, nem os cursos de pós-doutorado, os estudos em laboratório, um dia nossas paixões morrerão, nossa primeira vez em Paris não terá importância alguma, o nascimento dos filhos deixará o topo das emoções, um dia nos reapresentarão a violação de nossas condutas, o nosso destino escolhido comparado com o destino planejado e o que vai realmente importar vai ser o entusiasmo que tivemos para amar.

- Arcise Câmara

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário